Trilha Sonora – Garden State

Grammy Awards melhor trilha sonora de 2004

Músicas com sonoridade agradável, vozes aconchegantes e instrumental “bem gostosinho” recheada de muitas vozes, violões afinadíssimos e tecladinhos estereofônicos.

Uma trilha com 13 sons diferentes e ao mesmo tempo muito parecidos, apenas uma banda aparece com 2 músicas na trilha, o The Shins, banda dos Estados Unidos fundada no final dos anos 90, mas precisamente em 97 e que faz um indie rock com um pezinho no folk. A banda tem 5 albuns lançados e se destacou no selo SubPop em 2007 quando lançou seu terceiro álbum “Wincing the night away” vendendo mais de 118mil cópias. Os sons nessa trilha são Caring is Creepy” e New Slang”, inclusives citados em falas no filme.

Quem dá as caras nessa trilha é Colin Hay, você deve lembrar dele como vocalista e guitarrista da banda Men At Work, formada por ele no final dos anos 70, inicio dos anos 80. Desde o fim do Men at Work, Colin Hay lançou cerca de 11 álbuns solos e nessa trilha ele traz um de seus trabalhos solos, I don’t thinkn ill ever get over you” .

Simon and Garfunkel (grandes nomes da folkmusic) aparece com The only living boy in New York”, musicão com um backing vocal marcante, leia o que disse Simon sobre : “I liked the ‘aaahhhs,’ the voices singing ‘aaah.’ That was the best I think that we ever did it. It was quite a lot of voices we put on, maybe 12 or 15 voices. We sang it in the echo-chamber”. A letra remete a uma linda história, foi composta por Paul Simon e está no primeiro LP da dupla de 1970.

Nick Drake foi um excepcional artista, tanto nas composições de suas melodias quanto na arte de dedilhar seu violão. Sua biografia é extensa e merece uma melhor compreensão, o que é muito difícil apenas na análise de uma música. One of these things first”  é uma de suas lindas composições. Nascido na Birmania no final de década de 40, Nick dedicava altas horas da madrugada junto ao violão e teve sua técnica reconhecida como sendo um dos mais influentes dos último cinquenta anos. Sua obra fora reconhecida anos mais tarde e sua morte ainda apresenta um certo mistério.

Continuando na balada folk pop indie, que é o enredo principal dessa trilha, ouviremos a baladinha e o debut de Cary Brothers, um som que permaneceu semanas e liderou a parada top 100 da lista de folk music em 2005, Blue eyes” e nessa mesma onda, mas um pouco mais pro lado do pop rock experimental, você pode ouvir Remy Zero banda de L.A., que estreou em 1989 baixando as portas em 2010 com o som Fair” . Outro som deles conhecido foi Save me”, tocava na abertura do seriado Smallville. Tem mais um som desses malucos e experimentais e de qualidade duvidosa que aparece na trilha Iron & Wine Such Grat Heights”, sem mais. Parece que foi gravado por um equipamento analógico bem vagabundo.

E tem música eletrônica? Sim. Dupla americana formada em 95 por Rob Garza e Eric Hilton, o Thievery Corporation com o delicioso som de Lebanese Blonde”, aquela mistureba de acid jazz, dub e reggae.

Uma outra dupla de engenheiros de estúdio, produtores de “remixes” urbanos, naquela pegada chilled, longe e com mixagens sensacionais é  Zero 7  com In the waiting line”.  

Encerrando a trilha, temos a voz suave, aquela lembrança de Björk misturada com Alanis Morissete, Madonna e Kate Bush, Frou Frou  “Let it go” , formada pela inglesa iMogen Heap e seu parça arranjador, escritor e experiente Guy Sigsworth, que traz na bagagem todas essas influencias femininas e também a atriz e cantora nova iorquina Bonnie Somerville (Friends, The O.C. e Cashmere Mafia) com a baladinha, pegue na mão de seu amor e dê uma volta pelo parque ouvindo Winding road”.

Ah, ia me esquecendo, a trilha começa com Coldplay Don’t panic”  excluída do primeiro álbum da banda Parachutes, mas lançada em 1999 no EP The Blue Room. Banda que dispensa comentários e pra quem gosta é um prato cheio.

Uma trilha calminha e valeu a pena ter ouvido, mas eu quase dormi…..Zzzz

garden-state-1

garden-state-2

Sobre Anderson Moreira

Escrever e tocar música é minha diversão, com 15 anos de idade já soltava o pause e apertava o play em festinhas de garagem. Também sou “palpiteiro” da webradio Morcegão FM. Conheça Aqui!

Confira Também!

Trilha Sonora – Especial de Natal

Escolhi 4 trilhas com o Natal como tema de fundo e vou dar uma passada ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.