Resenha – CHEF

Esse final de semana, no domingo à noite, zapeando pelo Netflix (as always), parei para assistir ao filme independente Chef, dirigido por Jon Favreau (que também dirigiu Homem de Ferro 1 e 2). Já tinha passado por ele algumas vezes, e até cogitei assisti-lo, mas só neste final de semana consegui. Já tinha ouvido bastante gente falar dele, mas nunca tinha parado para ler alguma crítica, resenha ou até mesmo para ver o trailer. Fui no feeling. E não é que gostei? Filmezinho leve, engraçado e gostoso de assistir com a família. Nem sempre a gente está a fim de assistir a um filme cult ou cheio de símbolos e metáforas, né? E esse é para esses dias que você quer deitar no sofá com alguém que você goste (e este alguém pode, também, ser você mesmo) e curtir.

chef_0

Chef é um filme de 2014 filmado de maneira independente, então não espere grandes efeitos ou super câmeras, é uma reunião de amigos contando uma história e compartilhando momentos. Mas, ainda assim, é um bom filme e marca a volta de Favreau para a frente das telas. O longa (de 1h54m) conta a história de Carl Casper (interpretado por Jon Favreau), um chef de um restaurante bacanudo de Los Angeles, mas que enfrenta problemas com o dono do restaurante (interpretado por Dustin Hoffman), já que este não permite inovações na cozinha; Carl deve se ater ao certo. Um belo dia, um famoso crítico e blogueiro gastronômico (Oliver Platt) visita o restaurante, prova todo o Menu Degustação e faz uma crítica super negativa ao restaurante (e ao chefe) alegando, justamente, a falta de criatividade na gastronomia.

chef_4

Em um momento de descontentamento, piorado pela falta de conhecimento das mídias sociais pelo Chef, Casper tira satisfações com o crítico no meio do restaurante e é demitido. Como se não bastasse, a cena da briga vai para a internet e viraliza, prejudicando a imagem do Chef de Cozinha. Para se reinventar e retomar o prazer em cozinhar, Casper se vê abrindo um Food Truck com o seu antigo companheiro de cozinha, interpretado por John Leguizamo (eterno Toulouse Lautrec em Moulin Rouge) e com o seu filho adolescente, também interessado pela Gastronomia.

CHEF_09380.NEF

O longa também conta com um elenco de peso, pois além do próprio Favreau na atuação e Leguizamo, também estrelam Sofia Vergara, Scarlett Johansson, Bobby Cannavale, Dustin Hoffman, Oliver Platt e Robert Downey Jr. O clima de amizade e leveza entre os atores é perceptível, o que é mais bacana de assistir. Chef é uma comédia com algumas pitadas de drama, abordando questões como frustração, fracasso e relacionamentos, já que Favreau é divorciado e não tinha muito contato com o filho, já que era um workaholic e trabalhava muito. Claro que essas questões não são trabalhadas de forma profunda, mas o filme não é pretensioso. Não vá assistir Chef achando que terão questões profundas e existenciais, porque não terão. Mesmo assim, é um filme que entretém e é gostoso de assistir.

chef_3

Todos os personagens, inclusive o filho de Carl, são muito carismáticos e fazem com que você se sinta dentro do filme, torcendo pelo sucesso de Favreau. É um clima bem família mesmo. Além disso, quando Carl embarca na ideia do Food Truck, ele faz uma road trip de Miami à Califórnia, e passamos por belas paisagens, e é uma delícia. A gastronomia então, nem se fala, ponto alto do filme! A cada cidade visitada, conhecemos alguma especiaria da gastronomia local (Texas, New Orleans, etc), além da comida cubana (foco do food truck). Então, se você for assistir, prepare-se para ficar com muita água na boa!

Chef é um filme leve e gostoso (em todos os sentidos) de assistir. Mesmo previsível, é uma boa pedida para um fim de semana tranquilo. 🙂

Trailer Oficial

Sobre Júlia Abilel

Relações Públicas, namorida, mãe de duas gatas, ama Harry Potter e Nutella. Curte Disney, Tarantino e Friends!

Confira Também!

A fonte das Mulheres – A luta não pela água, mas por reconhecimento

Lançado em 2011, essa obra dirigida por Radu Mihaileanu de origem francesa (porém falado inteiramente ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.